segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O PARALÍTICO



 Porque será que aquele  paralítico citado no Livro de João capítulo 5,nunca conseguiu ser curado dentro do tanque? Tantos anos de luta, para conseguir entrar no tanque e ser curado; mas sempre acontecia de outro tomar o seu lugar e constantemente era passado para trás. Jazia numa cama há exatos 38 anos a beira daquele tanque, chamado em hebraico de Betesda. Segundo as escrituras, de tempos em tempos um anjo descia para agitar a água. Enquanto o anjo agitava as águas havia um alvoroço no meio da multidão; somente o mais rápido conseguia, era como se fosse uma corrida onde o mais forte, vencia, e o mais fraco, perdia. Porque será que todos não eram curados com a agitação das águas, apenas um era curado?! Seria Deus injusto?  
Analisaremos uma passagem Bíblica  onde relata a existência de um Tanque por nome Betesda que quer dizer, onde muitos enfermos jaziam naquele local esperando um milagre, porque de vez em quando um anjo descia e agitava as águas e o primeiro que descesse ao tanque seria curado. Relata também sobre  um homem que lutava para ser curado. Muitas frustrações faziam parte do dia a dia daquele pobre miserável, as constantes tentativas fracassadas. Paralítico, há 38 anos padecia  com sua dor, sem que  olho algum se apiedasse dele, não havia ninguém para ajudá-lo. Quantos anos de dor, de frustrações; quantos anos perdidos; o fato de não poder desfrutar de uma vida plena, saudável, de uma vida familiar prospera? Será que aquele cidadão não tinha sonhos, projetos.  Seria ele o pior das criaturas? Será que não era digno de ser curado? Por que os outros sim, e ele, não?
Mediante a suas limitações, a  frustração de não poder descer ao tanque pelo fato de ser paralítico e não havia ninguém que o ajudasse, pelo fato de ser limitado na locomoção, provavelmente se arrastava até o tanque, mas  não conseguia porque havia uma maratona cada um por si. Somente quem fosse mais rápido descia ao tanque e era curado de qualquer enfermidade.  Será que este homem orava,rogava a Deus por sua vida, será que pedia perdão pelos seus pecados? O que se passava na mente daquele homem? Imagino quantas vezes  chorava, e se lamentava pela aquela vida. Ele sabia que era impossível  vencer  a multidão. Quais seriam as chances de cura para aquele homem? Seria o caso de que ele estaria pesado na balança de Deus?
Jesus teve compaixão daquele paralítico, dirigindo-se até aquele local onde jazia  aquele pobre homem: moribundo, deitado numa cama no chão: com os olhos já cansados á espera de um milagre. Sabendo Jesus, que aquele estava ali era paralítico e que estava ali há muito anos  (Jo 5;6) . Jesus conhecia aquele homem,  conhecia até demais ,mas aquele homem não conhecia Jesus( Jo 5; 12). Olhando para o paralítico que estava deitado perguntou-lhe: “Queres ficar curado? Ele respondeu  que estava impossível   alcançar a cura porque as pessoas  deixavam-no para trás, e que não o ajudavam a descer no tanque  por isso não conseguia ser curado que somente poderia ser curado se alguém o colocasse no tanque no momento em que as águas fossem agitadas...Mas, aquele homem não entendeu  o mistério pois não conhecia Jesus  ... Jesus com autoridade disse: “Levanta-te, toma a tua cama e anda!” A cura foi instantânea!  Ele não podia ir até o tanque,mas, a Fonte de Água Viva  veio até ele, derramando  sobre ele o  milagres tão esperado; cura, alegria, realização de um sonho. O paralítico foi curado, mas até então ainda não conhecia Jesus.  Após a cura Jesus retirou-se do meio da multidão(Jo 5;13).
Como o Senhor no deixa pela metade a Obra ,faltava ainda o reconhecimento, o testemunho do milagre, sendo Jesus o autor do grande feito... Algum tempo depois, Jesus apareceu no templo e encontrando com aquele que foi curado... completou a Obra já começada, aconselhando-o  para que não pecasse mais e que tivesse cuidado, alertando-o disse:” Não peques mais para que coisa pior não sobrevenha sobre ti”  (Jo 5;14).  
Quantas vezes amados estamos numa vida totalmente fora da vontade de Deus passa anos e anos nada  muda, há tantos anos esperando um milagre acontecer? Indagamos a Deus Choramos, murmuramos. Mas devemos fazer uma análise em nossas vidas, saber onde estamos errando. Observe que nessa  passagem de João( 5 ver 14) Jesus curou o paralítico, mas fez uma advertência:”  cuidado, não peques mais, para que não aconteça coisa pior. Concluímos que aquele que até antes era paralítico estaria em pecado tão grande que trouxe a enfermidade para o seu corpo.” Muitas vezes a causa dos males e aflições que sobrevém sobre nos é por conta das nossas transgressões, não entendemos o porquê daquilo tudo  e ficamos cegos desapercebidos não percebemos que  precisamos mudar as nossas atitudes queremos receber, mas não queremos obedecer , daí vem as consequências.  
Deus deu uma chance para aquele paralítico, sabe amados, Deus  escolheu aquele paralítico para manifestar a sua Graça, a sua Misercórdia e mudar a vida daquele pecador, trazendo a juízo os seus muitos pecados quando disse: ”não peques mais...” Porque  a intenção de Jesus não era apenas cura-lo mas sim, converte-lo curando a sua alma,  porque até então ele , era um paralítico que  fora curado, precisava Jesus completar a Obra na vida daquele homem que era justamente encontra-lo novamente para trazer-lhe a memória o seu pecado para que  se afastasse do mal para não ser castigado novamente sem que haja chances de cura. Com Deus não se brinca ( Jo 5;14)
Quando somos escolhidos por Deus não importa o pecado que cometemos, Ele quer que possamos nos arrepender de todo o pecado.
 Se aquele paralítico não desse ouvidos e voltasse a praticar tudo o que praticara antes a sua situação multiplicaria em maldições. É como se o Senhor dissesse para o paralítico: você esta  curado livre do pecado, mas tenha cuidado para não atrair o pecado novamente, porque com ele virão maldições.”  Após esse reencontro aquele que fora curado reconheceu a Jesus e anunciou a todos testemunhado para muita gente o que  fizera Jesus por ele.(Jo 5;15)
 Jesus Cristo o Leão da Tribo de Judá, Fonte de Águas Vivas,  vai fazer uma transformação em sua vida, vai curar essa paralisia que tem imobilizado todos os teus projetos, mesmo que essa situação tenha durado uma eternidade. Deus irá  restituir a alegria perdida,  curar você sarando as feridas deixadas pelo tempo. Haverá harmonia, felicidade, paz no teu lar, etc...Este é o Homem,  que irá mudar a sua vida mesmo que você não o conheça Ele te conhece muito bem. Ele irá até você, vai se fazer conhecer e você o amará para sempre!
Até a próxima!
Ocorreu um erro neste gadget

postagens populares

EU LOUVANDO RECIFE ABRIL 2012

EU E O MINISTERIO DE LOUVOR ELSHADDAY RECIFE 2012

EU SOU FELIZ COM JESUS

EU SOU FELIZ COM JESUS
MINHA VIDA PERTENCE A DEUS

EU LOUVANDO NA CRUZADA 2012

EU NA FACULDADE DE DIREITO

EU NA FACULDADE DE DIREITO
MINHAS COLEGAS DE CLASSE

EU E DIACONIZA REBECA

Batismo da IBMSJ

Batismo da IBMSJ
Deus se fez presente.Grande foi o mover do Espírito

EU E MINHA CASA

EU E MINHA CASA
NEM SEMPRE FOI ASSIM

EU LOUVANDO 2012

ESTER BATISTA DEPOIS DO CANCER

ESTER BATISTA DEPOIS DO CANCER
RECUPERADA DE UM CANCER QUE LHE CUSTOU UM SEIO,E O MEDICO AGIRMOU QUE HAVIA SE ESPALHADO (METÁSTASE) EM SEGUIDA ATINGIU O ESTOMAGO E NÓS NÃO ACEITAMOS AQUELA ENFERMIDADE MALIGNA NO SEU CORPO NOS JUNTAMOS EM ORAÇÃO EU ELA SEU ESPOSO O MEU FILHO TIAGO RAFA ERA AINDA CRIANÇA 12 ANOS ELECOLOCOU A MÃO SOBRE ELA E ORAMOS E CHORAMOS E O SENHOR OUVIU A NOSSA SÚPLICA E A CUROU E QUANDO ELA FOI FAZER OUTRO EXAME NÃO HAVIA MAIS NADA GLÓRIA A DEUS! O SENHOR É MARAVILHOSO É MÉDICO DOS MÉDICOS FAZ MARAVILHAS E VAI CONTINUAR FAZENDO NAS NOSSAS VIDAS. ALELUIA!!!!!!!!!!